terça-feira, 30 de agosto de 2011

Educação Física e Estilo de Vida Ativo



         A atividade física acompanha a espécie humana desde os tempos mais remotos. Há muitos milênios, a atividade física permitia ao homem realizar tarefas diárias como caça e pesca; possibiliutava, ainda, que el se defendesse ou fosse capaz de fugir. Numa sosiedade sem carros, controles remostos, armas de fogo e fornos de micro-ondas, o esforço físico e o trabalho muscular eram absolutamente essenciais para a continuidade da espécie.
        Atualmente, com as novas tecnologias, somos capazes de passar dias, semanas e meses sem realizar grandes esforços físicos, sem que, para isso, seja necessário deixar de trabalhar, cozinhar ou estudar. Já não há relação da atividade física com os deuses ou com a sobrevivência da espécie.
     Em nehum outro momento da história da humanidade a atividade física esteve tão relacionda a saúde, sendo reconhecida e recomendada por profissionais da medicina, da motricidade, da psicologia, da fisioterapia, entre outros. Assim, é bom pouco contestável, a ideia dos benefícios advindosda prática regular da atividade física.
     A questão que se coloca por ora é aseguinte: por que tão poucas pessoas praticam regularmente atividade física, mesmo conhecendo e reconhecendo os seus benefícios? A resposta pode estra nas aulas de educação física na escola, que deve dar oportunidades para todos os alunos obterem prazer e reconhecimento, de tal modo que todos tenham vontade de continuar a praticar atividade física.
      É isso justamente o que desejamos!





Vivências com os alunos
Jogos e brincadeiras que incluam atividades de corrida e trabalhos em grupo de intensidade alta e baixa.
Estimualr os alunos a perceber as exig~encias físicas requeridas em cada uma das atividades que são bem difererentes entre sí.Em algumas, eles ficarão mais cansados do que em outras.

- Corrida de zugue-zague: dividir as turma em grupos de três ou quatro grupos. Nos grupos, um corre atrás do outro, em ritmo bastante lento. O último aluno de cada grupo passa pelos da frente, correndo em zigue-zague, até chegar a frente da coluna. assim quew chega na frente, o ultimo sai para realizar o mesmo zigue-zague.
- Nunca três: todos os alunos iniciam a brincadeira de mãos dadas, em duplas, espalhados pelo espaço. Um ou mais lunos serão os pegadores. O pegador tenta encostar em alguém de uma dupla. se encostar em uma pessoa da dupla, dá a mão para ela e o outro aluno vira pegador, pois não pode hhaver grupos de três.
- Brincadeira do caçador, do tigre e da espingarda: dividir a turma em dois grupos. Os grupos se reúnem e decidem em silêncio de serão caçadores, tigres ou espingardas. após escolherem, os dois grupos viram de costas. ao sinal do professor, viram de frente  um para o outro e realizam a opção. O caçador ganha da espingarda, a espingarda ganha do tigre e o tigre ganha do caçador.

Discussão das vivências: 
1- Como vocês se sentiram realizando essas atividades? descansados, exaustos ou tranquilos?
2- em qual delas vocês se sentiram mais cansados? Por quê?
3-Quais os sinais que o corpo apresenta para sinalizar o cansaço?




Um comentário: