sábado, 27 de agosto de 2011

Jogo Cooperativo

Jogos cooperativos  




       O aumento da conscientização da necessidade de incentivar e desenvolver o espírito de cooperação, de
participação numa comunidade, vem transformando profundamente o estilo de se trabalhar em grupo. A própria capacidade cooperativa é um quesito valorizado na hora de c onseguir emprego, porque as pessoas estão descobrindo que não dá para ir muito longe sozinhas. Antigamente, as grandes invenções eram atribuídas a uma pessoa. Foi assim com o telefone, com a lâmpada. Hoje, são as equipes que trabalham em conjunto, e unir- se de maneira efic iente tornou- se muitíssimo importante.
     Há muito que os jogos estão presentes nas atividades educ ac ionais, mas a maioria dos jogos tradicionais no Ocidente são competitivos.
   O conceito de jogos cooperativos tem como elementos primordiais a cooperação, a aceitação, o envolvimento e a diversão.
   Nos jogos cooperativos o c onfronto é eliminado e joga- se uns COM os outros, ao invés de uns CONTRA outros. A comunicação e a c riatividade são estimuladas.
    Nos jogos cooperativos existe cooperação, que significa agir em conjunto para superar um desafio ou alcançar uma meta, enquanto que nos jogos competitivos c ada pessoa ou time tenta atingir um objetivo melhor do que o outro.
Ex.: marcar gols, cumprir um percurso em menor tempo, etc .


(Trabalhando a cooperação em sala de aula)
Jogos competitivos x jogos cooperativos

1° Passo : Leitura -  competição e cooperação
      O jogo é uma oportunidade criativa para que pratiquemos ações e relações. Existem dois estilos básicos de jogo: podemos jogra com o outro, na cooperação, ou podemos jogar contra o outro, na competição.
       Dependendo do tipo de jogo, podemos diminuir ou aumentar a distâncias entre cada jogador. No jogo cooperativo, há um movimento de aproximação em que essa distância é diminuída, causando uma maior associação entre os jogadores.
       No jogo cooperativo, há um movimento de distanciamento chamado de "processo dissociativo" ( o contrário da associação entre os jogadores), que pode gerar conflito. Mas, na maioria dos jogos, estão presentes tanto a cooperação quanto a competição, então o que devemos fazer?
        Para responder a esssa questão, algumas pessoas dizem que " se o importante é competir, o fundamental é cooperar". E isso não vale somente para os jogos. Fonte: Texto adapatado de Broto 2000, pp33-47.    

2° Passo: Vivências - Jogos competitivos e cooperativos 
Inicie a vivência questionando a turma da seguinte forma: Como podemos praticar a "competição" e a " cooperação nos jogos?
Após uma pequena discussão, proponha as seguintes vivências:

- dança das cadeiras: primeiro vamops brincar do jeito tradicional ou competitivo - quem não consegue sentar quando a musica parar ficará de fora da brincadeira; depois vamos fazer do jeito cooperativo - tirando uma cadeira, e com todos tendo que se sentar nas cadeiras restantes;
- futebol de casais: primeiro vamos jogar o futebol com as regras tradicionais, mas permanecendo em casais, depois vamos fazer de modo cooperativo, sendo que um participante do casal deve ficar de olhos vendados, inclusive para chutar a bola ( usar uma bola bem grande). Troque o guia do casal depois de um tempo, e discuta com toda sua turma as diferenças percebidas entre essas atividades.
- futebol, vôlei, handebol e basquete: primeiro vamos vivenciar esses jogos, um por um, com suas regras tradicionais, vamos continuar com as mesmas regras , mas incluindo o seguinte: quem fizer gol, cesta ou marcar ponto deve passar para o outro time; depois de um tempo, modifique as regras que considerar necessárias para que todos participem ao mesmo tempo do jogo. 

3° Passo: Discussão
1- De quais jogos você gostou mais? Por quê?
2- Por que é importante cooperar?
3- O que muda quando cooperamos com os outros?
4- As regras sempre têm de ser as mesmas para todos?
5- Na sua opinião, quais são as principais diferenças entre cooperar e competir? O que você pensa sobre isso?
6- Você acha possível cooperar nas aulas? O que precisamos fazer para que isso aconteça?
7- E fora da escola, também é possível cooperar?

Ponte com corda
 

Caneta na garrafa
 
4° Passo: Propor aos alunos que realizem os jogos dos videos acima, após abrir espaço para discussão.
1- O que esse jogos tem de cooperativo?
2- Qual a importância de cooperarmos para atingir o objetivo em jogos como esses?
3- Quais as dificuldades de trabalhar de forma cooperativa?
4- Quais as vantagens de trabalhar de forma cooperativa?
5- O que é mais importante num jogo cooperativo: a presença de um participante muito habilidoso, ou a presença de vários participantes que, apesar de não serem tão habilidosos, sabem trabalhar em equipe?

5° Passo: Vivência:
Propor a turma um esporte coletivo que todos conheçam ( futebol, basquete, vôlei, handebol....)para que o pratiquem segunda as regras oficiais. Em seguida proponha que a turma modifique algumas regras desse esporte para torná-lo masi "fácil" de ser jogado.
Após a vivência, discuta com os alunos comparando ambas as formas de jogo:
1- O que vocês acharam de jogar com as regras oficiais?
2- As regras que vocês adaptaram deixaram o jogo pior ou melhor? por quê?
3- Quando devemos modificar as regras do jogo?
4- Quando não podemos modificar as regras do jogo?

4 comentários:

  1. O que é mais importante no jogo cooperativo a presença de um participante muito habilidoso ou a presença de vários participantes que apesar de não ser tão habilidoso sabe trabalhar em equipe.

    ResponderExcluir